segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pilates: desenvolvendo corpos fortes, flexíveis e saudáveis

A orientação médica diz que alimentação saudável associada à prática regular de exercícios físicos é a combinação ideal para quem busca regular o funcionamento do organismo e adquirir qualidade de vida. Melhor ainda quando essa prática esportiva, além de ajudar a enrijecer a musculatura, corrige a postura, dá mais flexibilidade, melhora a percepção corporal e o condicionamento físico, respeitando as características e limitações individuais.
A associação de todos esses benefícios é o que vem atraindo, a cada dia, mais praticantes ao Pilates, método de trabalho corporal criado pelo alemão Joseph Pilates na época da primeira guerra mundial e que já começa a ficar conhecido em Brasília. "Se inicialmente o Pilates foi utilizado por bailarinos para tratar lesões e ampliar seus limites, nos últimos dez anos tem sido difundido no mundo como um excelente aliado na reabilitação, no esporte e no fitness", esclarece Christine Marie, fisioterapeuta, instrutora de Pilates e proprietária do estúdio com seu nome.
O Pilates tem como principal objetivo a harmonização postural, trabalhando força, flexibilidade, respiração, equilíbrio, controle de centro (abdômen), eficiência e fluidez de movimento. E integra todos esses princípios com a realização do movimento. É indicado na reabilitação de lesões de joelhos, ombros e coluna (como lombalgia, cervicalgia e hérnia de disco) e outras doenças, como as fibromialgias. É procurado, também, por pessoas que desejam melhorar a qualidade de vida por atletas, para melhorar a performance corporal e a capacidade física e, atualmente, para melhorar a estética corporal.
As aulas podem ser realizadas no solo ou em aparelhos. "No nosso estúdio, as aulas são iniciadas com exercícios no solo, com ênfase na respiração, alongamentos, ativação dos músculos (principalmente do abdômen), organização dos ombros e da pelve", exemplifica Christine Marie. Nesse momento, são usados acessórios, como bolas, elásticos, rolos e flex ring, que incrementam a execução dos movimentos.
Em seguida os alunos passam para a sala de aparelhos, que são estruturas complexas que possibilitam várias modificações, possuem molas no lugar dos tradicionais pesos. As molas têm a função de oferecer auxílio ou resistência, podendo aumentar ou diminuir o grau de dificuldade dos exercícios. Os movimentos começam simples e evoluem progressivamente para exercícios avançados, elaborados e bonitos, respeitando a individualidade de cada aluno. As aulas são realizadas individualmente ou em pequenos grupos, com uma hora de duração, duas ou três vezes por semana.
Há também o Pilates Fit, uma modalidade aeróbica do método, direcionada para pessoas que buscam maior performance corporal e mais resistência física. Os exercícios são realizados em apenas um aparelho chamado Fit Reformer e todos os alunos fazem o mesmo exercício simultaneamente, em um ritmo mais rápido. O trabalho é forte e os resultados aparecem rapidamente.
O resultado de todo esse trabalho é o desenvolvimento de corpos fortes, flexíveis e saudáveis, a melhora do equilíbrio corpo e mente, e a diminuição do stress.
Um pouco mais do método Joseph Pilates foi uma criança asmática e raquítica. Orientado a buscar a cura nos exercícios físicos, dedicou-se tanto a prática desses que, aos 14 anos, pousava para quadros de anatomia. Tornou-se autodidata, estudou e praticou yoga hatha, meditação zen, exercícios gregos e romanos, e abordagem analítica do movimento humano. Foi ginasta, esquiador, mergulhador, boxeador e artista de circo. Teve a oportunidade de usar toda essa experiência com companheiros de um campo de concentração onde esteve exilado na época da primeira guerra mundial. Depois do exílio, viajou para os EUA e abriu o seu primeiro estúdio, onde o método foi inicialmente difundido. Em Nova York, Joseph Pilates tornou-se conhecido por reabilitar bailarinos de lesões traumáticas e de repetições, e por fazê-los voltar ao palco.
O método chegou ao Brasil em 1991, pelas mãos da bailarina Alice Becker, que se tornou a primeira brasileira a se certificar internacionalmente para a instrução do Pilates no país. Foi ela, também, que abriu o primeiro estúdio nacional para a prática do Pilates, em Salvador, na Bahia. Hoje, a Physio Pilates é licenciada da Polestar Education para a América Latina para a formação de instrutores. A Polestar tem sede nos Estados Unidos e contém atualmente o mais extenso currículo e a maior certificação do mundo em Pilates. "Você se sentirá melhor em 10 aulas, parecerá melhor ainda em 20 e terá um corpo novo em 30 aulas"
(Joseph Pilates, criador do método)
Nota:
Principais benefícios do Pilates:
  • - Trabalha a correção postural
  • - Aumenta a percepção corporal
  • - Melhora a capacidade física e a flexibilidade
  • - Fortalece toda a musculatura do corpo, com ênfase no abdômen.
É importante ressaltar que o método compreende a realização do movimento e a integração simultânea aos princípios, que é o grande diferencial deste. A realização do movimento por si só, mesmo que semelhante, é incapaz de produzir o resultado prometido pelo método.

Fonte: ParouTudo.com - Corpo e Saúde/ Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário